Entrega em domicílio:
Posts
Comments

O que você faz quando está com preguiça para cozinhar? Alguns preparam macarrão instantâneo. Outros simplesmente colocam lasanha congelada no microondas. Tem aqueles que sempre preparam comida a mais para ter na geladeira. Para alguns dos meus amigos, nessas horas, kimchi é algo bem prático.

É extremamente simples. Acrescente um pouco de kimchi picado ao arroz quente e você já tem uma refeição (quase) completa. Porém, não é meu estilo. Até gosto de comer isso, mas sempre acrescento natto.  Além disso, nem sempre o arroz está quente ou recém preparado.

Por outro lado, sempre tenho um pouco de arroz na geladeira ou no freezer. E cebola, alho e gengibre são algo que sempre tenho em casa. E cebolinha está sempre disponível no quintal. Então, por que não fazer um kimchi bokumbap?

Como disse anteriormente, em boa parte da região Pacífico-Asiático, existem pratos feitos com arroz frito ou refogado. E na península coreana, não poderia ser diferente. E obviamente, leva kimchi.

O prato não tem segredos. Refoga-se cebola, alho e/ou gengibre, acrescenta-se alguma (ou nenhuma) carne, temperos, kimchi e arroz. Tem alguns macetes que fazem a diferença, algumas variações familiares, mas no final é um prato bem simples. Utilize as sobras do arroz, o ideal é que ele seja cozido no dia anterior. Quanto à proteína, você pode usar porco, frango ou camarão, de preferência cortes com gordura, como coxa e sobrecoxa ou barriga suína. Se você for vegetariano, use tofu frito ou seitan.  E ao escolher o kimchi, dê preferência ao mais envelhecido, mais ácido.

 

Ingredientes (2 pessoas)
- 2 xícaras de arroz asiáticos cozido (de preferência feito no dia anterior)
- 1 xícara de kimchi envelhecido, escorrido e picado do tamanho de uma bocada
- 1/2 xícara de caldo do kimchi
- 1/2 colher (sopa) de alho picado
- 1/2 colher (sopa) de gengibre picado
- 1 xícara de carne de porco ou frango, cortado em tiras, ou camarões pequenos ou médios, limpos. Se vegetariano, tofu frito ou seitan.
- 1/2 colher (sopa) de açúcar (dou preferência para mascavo)
- 2 colheres de sake, soju ou shaoxing-ju
- shoyu ou sal a gosto
- cebolinha picada, a gosto
- gochujang, opcional
- um ovo frito

Preparo
- Refogue o alho e o gengibre em duas colheres de óleo vegetal, até ficar levemente dourados.
- Acrescente sua proteína (porco, frango, camarões, tofu ou seitan) e refogue até ficar cozido. Não faça muito passado para não ficar ressecado.
- Acrescente o açúcar e o sake (ou soju ou shaoxing-ju). Mexa até derreter os torrões.
- E hora de colocar o kimchi. Refogue rapidamente, mas sem cozinhar demais.
- Se quiser algo mais apimentado, acrescente o gochujang
- Coloque o arroz. Desmanche os grumos e esquente rapidamente
- Jogue o líquido do kimchi. Refogue apenas o suficiente para esquentar tudo.
- Acrescente o sal (ou shoyu) e a cebolinha.
- Já no prato, finalize com um ovo frito por cima de tudo.

One Response to “Preguiça + kimchi = kimchi bokumbap”

  1. fabiula disse:

    salivei.
    =*

Leave a Reply