Entrega em domicílio:
Posts
Comments

Tenho que admitir, confeitaria não é meu forte. Erro e erro muito, pois certas receitas exigem medidas precisas e não tenho muita paciência para ficar mensurando cada item numa balança. Mas sei que algumas coisas são bens simples de serem feitas. Um exeplo é o profiterole ou choux à la crème, doce de nome difícil e ar meio chique, mas que na prática é muito fácil de fazer (e depois você fica matutando: “por que pago tão caro quando compro na padaria?”)

E apesar da origem francesa, variações não faltam no mundo. Nos Países Baixos, você pode encontrar o moorkop e seus primos grande, bossche bol, e gigante, reuzenbol. No Japão, essa sobremesa é tão popular que existe livros dedicados apenas ao profiterole. E obviamente, existe doces que usam uma massa parecida, senão a mesma, como o éclair.

A receita a seguir é simples, como qualquer receita de profiterole. Além da versão mais comum no Brasil, com creme de confeiteiro de baunilha, fiz também um com creme de chocolate e outro com  chá verde. As coberturas podem variar também: você pode usar açúcar de confeiteiro, chá verde em pó (matcha), chocolate, chantilly, amêndoas fatiadas ou chips de caramelo.

Ingredientes

Massa
-100 ml de água
-40 g de manteiga, sem sal
-5 g de açúcar
-60 g de farinha de trigo
-2 ovos grandes (cerca de 100 g)
Creme de confeiteiro
-
200 ml de leite
-2 gemas
-70 g de açúcar
-15 g de amido de milho, peneirado
-10 g de farinha de trigo, peneirado
- uma colher de chá de essência de baunilha ou sementes de uma fava de baunilha

Preparo
Massa
-Cubra o fundo de uma forma com papel manteiga ou folha de silicone para forno (ex. Silpat).
-Numa panela de fundo grosso, ferva a água com a manteiga e o açúcar.
-Quando a mistura estiver fervendo, acrescente a farinha de uma vez, abaixe o fogo e mexa vigorosamente. A mistura irá formar uma massa homogênea rapidamente, soltando-se do fundo da panela. Continue cozinhando a massa por mais 20 segundos, para secar um pouco.
-Transfira a mistura para uma tigela e misture com os ovos, um de cada vez, até que estes se integrem completamente. No resultado final deve ser uma massa lisa, brilhante e pegajosa.
-Coloque tudo num saco de confeiteiro (ou mesmo num saco plástico), com bico de 1 cm de largura (se for usar um saco plástico, basta fazer um corte de mesmo tamanho em uma das pontas).
-Com a massa ainda morna, faça pequenos montes sobre o papel manteiga ou silicone, com cerca de 3 cm de diâmentro e cerca de 2 cm de altura. Deixe um espaço de cerca de 4 cm entre os profiteroles.
-Asse por cerca de 30 minutos, a 200ºC, ou até que estejam redondos, firmes e dourados por fora.

Creme de confeiteiro.
- Ferva o leite com metade do açúcar em uma panela pequena. Enquanto isso, misture em, uma tijela, as gemas, o açúcar restante, a baunilha, o amido de milho e a farinha de trigo. O resultado deve ser um massa seca, mas homogênea.
-Quando o leite ferver, coloque algumas colheres deste na massa seca e misture vigorosamente. Adicione o restante do leite aos poucos, para que o calor não cozinhe as gemas (senão, a mistura irá virar ovos mexidos), sempre mexendo com uma colher de pau ou um batedor de arame.
-Coloque o creme no fogo médio até a misturar começar a ferver.
-Transfira a panela para uma cama de gelo para interromper o processo de cozimento e continue mexendo até esfriar, para a  mistura ficar bem cremosa.
-Se quiser um recheio mais cremoso, você pode misturar cerca de 60g de chantilly ao creme.

Montagem
- Corte o topo dos profiteroles com uma faca de pão. O interior deve estar oco o suficiente para preencher com creme de confeiteiro.
-Com a ajuda de  um saco de confeiteiro (ou saco plástico) preencha o profiterole com creme. É possível criar padrões para um efeito estético. Use sua imaginação.
-Coloque o topo do profiterole sobre o creme e polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro com a ajuda de uma peneira ou cubra tudo com chocolate amargo derretido.

Creme com chá verde e com chocolate
-
Para o creme de chá verde, misture 8 gramas de matcha no leite, antes de ferver, com a ajuda de um batedor de arame ou mesmo uso um mixer.

-Para o creme com chocolate, misture 50 gramas de chocolate amargo enquanto o creme esfria na cama de gelo.

-Em ambos os casos, a mistura de chantilly no creme resultará em um recheio mais claro e com sabor mais suave.

One Response to “Profiterole: um doce com nome difícil, mas fácil de fazer”

  1. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d most certainly donate to this superb blog! I guess for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will share this website with my Facebook group. Chat soon!
    nike free run pink b15
    [url=http://www.ocalasleepspecialists.com/?keyword=nike-free-run-pink-b15&id=1966]nike free run pink b15[/url]

Leave a Reply