Entrega em domicílio:
Posts
Comments

Outro dia tive uma festa na casa de umas amigas e, como sempre, prometi levar algo para comer. Mas o dia foi chegando e não conseguia ter nenhuma idéia. Não queria fazer algo complicado e devia ser algo vegetariano, por causa de vários amigos. Foi quando decidi dar uma olhada na geladeira e ver o que tinha. Ao abri-la, não tive dúvida: tofu+tomate seco=patê de tomate.

Durante a festa, era curioso como as pessoas me perguntavam se eu tinha usado maionese na receita. Para mim, patê não leva maionese. Pelo menos pensava assim. Até que dei uma olhada na web e vi a quantidade absurda de receitas que levam maionese, creme de leite e/ou sour cream. Acho meio complicado e creio que esse excesso de ingredientes pesados acabam escondendo o sabor do ingrediente principal. Por isso, uso como base apenas tofu e/ou ricota, mais um azeitinho.

A receita a seguir é com tomate seco e alho, mas pode ser substituído tranquilamente por outros ingredientes, como: azeitonas pretas, apenas alho, parmesão, pimentão defumado, cebola assadas, etc. O segredo é usar um ingrediente com um sabor que se destaque, de preferência, com uma bela carga de umami. E faça sem complicações, apenas com o que tiver na geladeira. Aliás, decidi pelo tomate seco porque é algo que sempre tenho em casa, bem como tofu.

Ingredientes
-400 gramas de tofu firme ou ricota
-250 gramas de tomate seco, drenado
-Miolo de 1/2 pão francês, embebido em 2 colheres de sopa de vinagre de álcool, vinho branco ou maçã
-3 a 8 dentes de alho (vai de acordo com o seu gosto)
-no mínimo, 50 ml de azeite (cerca de 3 colheres de sopa)
-sal e pimenta do reino à gosto
-opcionais: tomilho, orégano e/ou manjericão

Preparo
- Pique o tomate seco e o alho.
- Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos ou liquidificador (que seja bem potente). Se você usar o liquidificador, talvez tenha que acrescentar algum líquido (azeite, água ou caldo de legumes) ou mesmo tenha que agitar o aparelho, de vez em quando, para os ingredientes caiam nas facas (o que não recomendo, por isso utilize o liquidificador apenas como último recurso). Uma outra solução é utilizar um mixer.
- Triture tudo até que vire uma pasta homogênea. Se estiver muito firme, acrescente azeite, água e/ou caldo de legumes e volte a misturar tudo.
- E está pronto. Agora você pode despejar o conteúdo em algum pote. Simples, não?

One Response to “Para espalhar por aí: patê de tomate seco”

  1. Tatiana disse:

    Vou fazer! Comprei um patê caro de tofu e achei péssimo, tem um gosto de óleo de cozinha.

Leave a Reply