Entrega em domicílio:
Posts
Comments

Já escrevi aqui um post sobre kimchi, falando de sua importância na península coreana, bem como um modo de prepará-lo.  Mas não coloquei receitas onde se usam essa conserva, tão essencial para a cozinha coreana. O kimchi não é apenas um banchan, um acompanhamento para o arroz e o prato principal, servido em pequenos pratos. Na verdade, ele é ingrediente de várias receitas icônicas das famílias coreanas.

E já que o frio está aí no hemisfério sul, que tal um prato quente e aconchegante? Que tal um kimchi jjigae, bem apimentado, com bastante kimchi? Mas o que é isso? Jjigaes, assim como os chineses huo guos e os nabemonos japoneses, são pratos preparados pelos próprios comensais, em fogareiros no centro de uma mesa. É um prato comunal, onde qualquer um pode ajudar acrescentando ingredientes, a medida em que este é consumido. Perfeito para reunir a família e/ou amigos no inverno.

O kimchi jjigae é, provavelmente, o mais conhecido dos jjigaes. O preparo é rápido, e pode variar bastante de acordo com os ingredientes disponíveis e cada família tem sua receita. A minha é simples: leva apenas os temperos, acelga, cebolinha, carne de porco, tofu e cogumelos, mas você pode incrementá-la com os ingredientes que desejar.

Ps. Não se assuste com a quantidade de ingredientes, nem com a receita. O kimchi jjigae exige quase nada de técnica. Na verdade, é um dos pratos preferidos pelos estudantes coreanos, em dias frios, principalmente para reunir os amigos.

Kimchi jjigae

Ingredientes (para 4 pessoas)

300 gramas de barriga de porco, fatiado bem fino (eu congelo e depois corto com uma faca de pão).

250 gramas de tofu, cortado em cubos (geralmente, o tofu vem em blocos de 500g)

4 xícaras de kimchi, cortado em pedaços de cerca de 3cm

2 xícaras de cebolinha, cortada em pedaços de 3 ou 4 cm

150 gramas de shimeji, shitake ou qualquer outro cogumelo asiático de sua preferência (pode fazer uma combinação destes também)

1 colher de sopa de açucar (eu uso demerara)

1 colher de sopa de gochujang

1/2 a 1 xícara do caldo vermelho do kimchi

Óleo de gergelim

1 colher de sopa de doenjang ou miso (opcional), mas cuidado com sal. Nesse caso recomendo diminuir a quantidade do caldo de kimchi.

1 colher de fermentado/destilado de arroz (sake, shaoxing, soju, sochu, etc)(opcional)

2 dentes de alho, moído

1/2 colher de sopa de gengibre ralado

Preparo

1. Numa panela de ferro fundido ou de cerâmica, coloque a barriga de porco para refogar, em fogo forte. Depois de derreter um pouco da gordura, acrescente o alho e o gengibre. (Se for cozinhar na mesa, recomendo esse tipo de fogareiro. É barato e muito seguro)

2. Quando o alho e o gengibre estiverem cozidos, acrescente o kimchi. Refogue um pouco mais. (cerca de 1 min.)

3. Acrescente, o açucar, a cebolinha, o caldo de kimchi, o tofu, o gochujang, o doenjang e o fermentado/destilado de arroz.

4. Se o nível do líquido estiver baixo, acrescente água, caldo de porco, frango ou de legumes. O nível deve estar próximo dos ingredientes, mas sem cobrir tudo.

5. Deixe entrar em ebulição. Abaixe o fogo, acrescente os cogumelos, feche a panela e deixe cozinhar um pouco antes de comer. O tempo de cozimento varia. Particularmente, não gosto de legumes muito cozidos, por isso não cozinho por mais do que 5 min., em fogo baixo. Mas algumas pessoas deixam por até 45 para que os ingredientes peguem o gosto do caldo.

6. Finalize com um fio de óleo de gergelim. Sirva arroz como acompanhamento.

Leave a Reply