Entrega em domicílio:
Posts
Comments

Caldo de legumes

Ingrediente importante da cozinha, os caldos são essenciais para várias receitas como risotos, cozidos e sopas, e existe de vários tipos: de legumes, carnes, frango, peixe, algas, etc.  A seguir, uma receita de um caldo de legumes, que pode ser usado também em receitas vegetarianas e vegans. A priori, qualquer legume pode ser usado: alho poró, salsão, cenoura, cebola, abobrinha, além de algumas pessoas acrescentarem alguns temperos como pimenta em grãos, alho, etc. O meu é mais simples, pois acredito que o caldo deve ser apenas uma base para realçar os ingredientes daquilo que você for cozinhar. Leva apenas cebolas, salsão, cenoura e um bouquet garni.

Ingredientes
3 litros de água
2 cebolas grandes
1 talo grande de salsão
1 cenoura grande
1 bouquet garni (um ramo de tomilho, outro de louro e um terceiro de salsa, amarrados com um barbante)

Preparo
1. Pique as cebolas, a cenoura e o salsão grosseiramente (não tem padrão, rodelas grossas, finas, etc).
2. Coloque tudo numa panela grande com a água e o bouquet garni.
3. Coloque no fogo forte. Quando começar a ferver, deixe em fogo mínimo por, no máximo, 1 hora. Mais do que isso, e poderá perder a vividez do sabor dos legumes.
4. Coe o conteúdo, separando os legumes. E seu caldo de legumes está pronto.

Depois de pronto, o caldo deve ser translúcido e claro. Depois de coado, ele poderá voltar ao fogo para que ele seja reduzido e congelado para uso posterior. Use formas para gelo para ter porções pequenas.


Leave a Reply